Setembro 2023 – O Segredo está nos Telômeros

O Segredo está nos TelômerosPor que será que algumas aparentam ser mais velhas do que realmente são e vice e versa?

Evidências atribuem esse fenômeno às diferenças no comprimento dos Telômeros entre as pessoas. Os Telômeros são estruturas de proteína de revestem as extremidades dos nossos cromossomos. Quanto mais longos eles são, mais “jovem” é o DNA e as células.

Em “O Segredo está nos Telômeros”, Elizabeth Blackburn e Elissa Epel apresentam uma receita revolucionária para manter a juventude, viver mais e melhor. Elas levam a questão a nível celular, apresentando a relação direta do comprimento dos Telômeros com a saúde. Algumas práticas regulares de estilo de vida podem aprimorar a saúde dessas estruturas e melhorar o bem-estar. Um resumo dessas práticas é:

– Estresse
O estresse crônico pode enfraquecer a telomerase, enzima que mantém o comprimento dos Telômeros. Telômeros mais curtos inibem nosso sistema imune e favorecem inflamações, o que provoca degeneração dos tecidos. É fundamental abordar o estresse com a mentalidade mais otimista e com menos ruminação. Praticar atenção plena (mindfullness) também é indicado.

– Exercício físico
Exercício físico contribui para o aumento do comprimento dos Telômeros. Ninguém precisa ser um superatleta, o excesso inclusive encurtamentos os Telômeros das células musculares. Atividade moderada é suficiente para impactar, positivamente, os Telômeros.

– Peso e alimentação
Gordura abdominal e resistência à insulina são fatores que contribuem para o encurtamento dos Telômeros. Comer e beber alimentos com pouco açúcar e baixo índice glicêmico ajuda a manter os Telômeros saudáveis.

Vocês já conheciam os Telômeros?

Até o próximo Livro na “cesta”.