A tireoide é uma glândula pequena, em formato de borboleta, que fica localizada na base pescoço. Eu nunca dei muita atenção a ela, até que fui diagnosticado com uma condição autoimune, faz pouco mais de 10 anos. Desde então, tenho tentado compreender melhor seu funcionamento.
Em “Tireoide Saudável”, Anthony William apresenta uma perspectiva totalmente nova sobre a epidemia de doenças da tireoide. Ele explica que o grande responsável pelos males da tireoide é o vírus Epstein Barr, em estágios diferentes daquele detectável na corrente sanguínea. Mesmo condições autoimunes são, na verdade, nosso sistema imunológico tentando combater o vírus, que se aloja na tireoide.
Um dos pontos abordados são os alimentos “preferidos” do vírus, como ovos, laticínios e glúten. Se evitados, podem ajudar em processos de cura.
Depois de anos tentando entender a causa do meu sistema imune estar ativo contra a tireoide, consegui achar um caminho. Há cerca de 1 ano, sob orientação do @dr.christianaguiar , fiz um teste de intolerância alimentar e descobri vários alimentos que me causam reação imunológica, como, por exemplo, leite de vaca, ovos e pistache.
Retirei completamente esses alimentos da minha rotina e, pela primeira vez, meus anticorpos contra tireoide baixaram. Os níveis, que eram de ~50x o máximo do intervalo de referência, caíram para “só” 20x, na última medição.
E o mais importante, os hormônios tireoidianos estão nos níveis mais altos da série histórica. E o TSH, por outro lado, vem caindo.
Se essa evolução continuar, espero poder interromper a suplementação de hormônios tireoidianos no futuro.
Até o próximo livro na “cesta”.