Janeiro 2026 – O Cérebro Desconhecido

As mamães observam o aspecto da evacuação dos bebês para determinar sua saúde. Quando eles crescem, o intestino fica em segundo plano, só sendo lembrado quando acontece uma desinteria. Mas a saúde do intestino é chave inclusive para o bom funcionamento do cérebro.

Em, “O Cérebro Desconhecido”, Helion Póvoa, mostra que o intestino funciona como um “segundo cérebro”, influenciando humor, imunidade e envelhecimento. Ele destaca que o órgão produz grande parte da serotonina e abriga a maioria das defesas imunológicas do corpo. E argumenta que desequilíbrios intestinais podem favorecer inflamação, doenças crônicas e queda de vitalidade. Cuidar da flora intestinal por meio da alimentação e do estilo de vida é peça central para o bem-estar.

A nutrição tem papel crítico na saúde intestinal. De um lado, vegetais aportan fitonutrientes e fibras para nutrir os microrganismos da flora. De outro, a intolerância a determinados alimentos pode causar hiperpermeabilidade intestinal.  

Muitos tipos de vegetais (ex: leguminosas e verduras) me causam desconforto intestinal e eles não fazem parte da minha rotina. Para garantir o aporte de fitonutrientes e fibras, consumo uma variedade grande de frutas, de 10-12 tipos diferentes por semana. Também suplemento Psyllium diariamente, que tem fibras solúveis e insolúveis. 

Sou intolerante a muitos alimentos, como leite e ovo. Ao retirar esses alimentos da minha rotina, percebi via aéreas mais limpas, menos retenção hídrica e até melhora na função tireoidiana. Busquei alimentos alternativos, especialmente ao ovo, que é muito nutritivo. Troquei a suplementação com Whey Protein por proteína da carne e vegetal em pó.

Na próxima vez que for ao banheiro, lembre-se de avaliar a qualidade da evacuação. Seu cérebro agradece.

Até o próximo livro na cesta.