Fevereiro 2025 – A Revolução dos Músculos

Normalmente, as abordagens para melhorar a saúde focam na perda de gordura como alavanca principal. Porém, existe outro viés: o ganho de massa muscular para promover a saúde, aplicando um mindset de crescimento.

No livro “A Revolução dos Músculos”, a Dra Gabrielle Lyon destaca a importância da massa muscular esquelética para a saúde e a longevidade. Uma quantidade adequada de músculos ajuda a manter a saúde metabólica atual e garante a independência nas últimas décadas de vida, inclusive evitando quedas.

Dentro desse contexto, o consumo adequado de proteína de alta qualidade é essencial para suportar a síntese proteica e a construção de massa muscular, especialmente quando aliado ao exercício físico.

Eu avalio minha composição corporal, formalmente, uma vez por ano. Alguns anos atrás, me surpreendi ao me dar conta que tinha perdido cerca de 3kg de massa muscular em um ano. Isso foi um sinal vermelho para mim.

Percebi que não dei a devida atenção ao consumo de proteínas, especialmente porque comia poucas vezes por dia e fazia jejuns prolongados.

Passei a controlar meu consumo diário de proteína, e coloquei como meta 2g/kg de peso por dia. Aliado a isso, aumentei em 50% meus exercícios de força. Depois de 1 ano, consegui ganhar 5kg de massa muscular, mais que compensando a que havia perdido.

Atualmente, consumo um mínimo de 1,6g/kg/dia de proteína, dividido em duas refeições diárias e, os exercícios de força representam 50% do meu volume de atividade física.

Qual mindset vocês aplicam na gestão da saúde?

Até o próximo livro na “cesta”.