
Um estilo de vida natural, próximo ao que nosso corpo evoluiu durante milhares de anos, é benéfico para saúde. Mas definir exatamente o que fazer e incorporar no nosso dia a dia não é uma tarefa fácil.
Em “Cirurgia Verde”, Dr. Alberto Peribanez Gonzalez explica sobre o funcionamento integral do corpo humano e como restaurar a saúde através de práticas naturais. Por exemplo, ele aborda o papel dos micro-organismos no processo digestivo, o papel da luz natural na saúde e as vantagens nutricionais das plantas e vegetais.
Me exponho com frequência ao sol para produzir vitamina D. Também uso a luz a meu favor para regular ciclo circadiano. De manhã cedo, saio ao ar livre para olhar para o sol/claridade, funciona como minha xícara de café. À noite, faço o contrário, evito luz o máximo que posso, usando óculos que filtra luz azul (telas) e tampão de olho para dormir.
Vegetais são muito nutritivos, mas também possuem antinutrientes (oxalatos, fitatos e lectinas) e podem não ser saudáveis para todo mundo (individualidade!). Por exemplo, eu tive que retirar alguns vegetais e leguminosas da minha rotina alimentar, pois me causam refluxo e/ou má digestão. Para garantir o aporte de micro-nutrientes e fibras, eu consumo uma variedade de 10-12 tipos diferentes de frutas por semana e Psyllium diariamente. Tive que encontrar a quantidade ideal deste, empiricamente, observando a qualidade das fezes (escala de Bristol), até estabilizar a dose.
Que práticas naturais vocês usam para cuidar da saúde?
Até o próximo Livro na “cesta”.