Abril 2025 – Beat the Heart Attack Gene

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo. Só doença cardíaca isquêmica foi responsável por 13% do total de mortes em 2021 ou 9,1 milhões de óbitos. Gerenciar os riscos dessas doenças se torna fundamental para quem busca longevidade saudável. Mas isso vai muito além de acompanhar os níveis de colesterol e pressão arterial.

Em “Beat the Heart Attack Gene”, Bradley Bale e Amy Doneen, apresentam um novo modelo para abordar e prevenir doenças cardíacas. Por exemplo, eles explicam os três diferentes tipos genéticos de perfis de colesterol e adaptam tratamentos para cada um. Usando um método próprio, eles propõem um plano de prevenção simples e abrangente que detecta doenças cardiovasculares em estágios iniciais. Os pontos que destaco são:

A dieta mediterrânea, tão recomendada para saúde cardiovascular funciona para quem tem genótipos 2/4 ou 3/3 do gene APOE (tenho 3/3). Para os genótipos 3/4 e 4/4, a restrição mais severa de gordura seria o ideal. Como sempre, nem toda dieta é boa para todo mundo!

Uma das explicações para os casos de ataque cardíaco em pessoas com pouca idade e/ou com todos as variáveis de risco controladas, é um tipo de colesterol ainda pouco medido, a Liproteína a, ou Lp(a). Ter níveis altos dessa partícula no sangue, aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular. Tenho níveis baixos de Lp(a), ainda bem porque é muito difícil alterá-lo com estilo de vida. Uma das ações propostas para baixar os níveis de Lp(a) é a suplementação com vitamina B3.

Cuidem do coração e das artérias com carinho. Não deleguem essa para o cardiologista, entendam e gerenciem os fatores de risco.

Até o próximo livro na “cesta”.