Insights para Alta Performance – edição julho 2025

Bem-vindos a edição de julho 2025: 680 palavras – 2,5 min.

Quer ler mais? Basta ter mais disciplina. Uma startup quer causar uma disrupção nas competições esportivas, liberando o doping. A população mundial está vivendo mais e, lidar com isso, requer mudanças no comportamento humano, no sistema de saúde, nas instituições econômicas e nas interações sociais.

1 – Artigo do mês: Como ler mais?

Em 2020 eu li 33 livros. Foi um ano atípico por conta da pandemia, mas minha média de leitura é relativamente alta. Costumo ler sobre negócios, saúde, nutrição e longevidade, incluindo biografias, principalmente de atletas, empreendedores e empresários.

Minha média é ler 1-2 livros por mês, mas, quando quero aumentar essa produtividade, sigo um método específico para dar conta dos livros que me interessam e ler com consistência.

Esse método é resultado do acúmulo de algumas práticas e hábitos que, hoje, chamo de “Leitura Disciplinada”. Ela consiste em três partes principais:

Manter um pipeline de livros ativo e atualizado

Tenho uma lista atualizada, em tempo real, com todos os livros que desejo ler. Minha fonte principal são indicações ou referências em livros que estou lendo. Por simplicidade, uso o shopping list da Amazon. Atualmente, a lista possui 105 livros.

Comprar livros em ondas

Compro em média 3-5 livros de cada vez. Coloco todos em cima da mesa de cabeceira, empilhados. Isso cria. em mim, um desconforto de ver uma pilha de pendências e, ao mesmo tempo, um compromisso de ler tudo.

Estabelecer uma meta de leitura

Defino uma meta de leitura diária, pode ser quantidade de páginas ou de capítulos, dependendo do tamanho e diagramação do livro. Divido essa meta em dois pedaços. Parte leio de manhã, bem cedo, ao acordar, e parte leio à noite. Nos finais de semana, eu dobro a meta diária.

Gosto muito da frase (desconheço o autor): “Disciplina é fazer, todos os dias, que a gente não quer, para atingir que o desejamos.

Com a leitura não é diferente. Quem deseja ler mais, tem que ser mais disciplinado.

                                              Pilha atual de livros na minha mesa de cabeceira e seleção de livros do meu pipeline

2 – Achado da Internet

A razão de ser das startups é fazer negócios de maneira diferente, causando uma disrupção em seus mercados. A startup Enhanced Games tem investidores de peso e deseja criar uma competição esportiva onde o uso de substâncias consideradas doping no esporte tradicional é legal, incentivada e monitorada. O objetivo é levar a performance esportiva a um novo patamar. Polêmicas à parte, o MVP parece ter sido bem-sucedido. Dois nadadores, especialistas nos 50m livre, foram recrutados e um deles conseguiu nadar com um tempo abaixo do record da prova tradicional. O próximo passo almejado é realizar uma competição mais ampla, envolvendo várias modalidades.

3 – O que estou lendo

A expectativa de vida mundial tem aumentado de forma consistente, o que demanda repensar a forma de encarar a vida e o futuro. Essa nova realidade traz desafios e oportunidades para o comportamento humano, o sistema de saúde, as instituições econômicas e as interações sociais. Navegar bem nessas mudanças é o que o Andrew J Scott chama de “Evergreen Agenda”, uma analogia a uma planta que nunca deixa se der verde. The Longevity Imperative deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas.