Quem não gostaria de viver mais e com melhor qualidade? Hoje comento um livro inovador, que desafia o pensamento convencional sobre o envelhecimento e revela uma nova abordagem para prevenir doenças crônicas e prolongar a saúde no longo prazo.
Em “Outlive”, Dr Peter Attia apresenta um manual para a longevidade. Ele se baseia na ciência mais recente para fornecer intervenções nutricionais, técnicas para otimizar o exercício físico e o sono e propõe ferramentas para tratar da saúde emocional. Os destaques são:
– Mesmo os ensaios clínicos mais rigorosos sobre intervenções nutricionais podem gerar recomendações que não funcionam em um indivíduo específico. Por exemplo, as oleaginosas são conhecidas por serem altamente nutritivas, e de fato são. Mas eu, particularmente, tenho muita azia quando como qualquer uma delas. Eu as evito ao máximo.
– A atividade física é a melhor intervenção possível para longevidade, pois apresenta o maior redutor de risco de morte por todas as causas. À medida que envelhecemos, perdemos 4 capacidades físicas principais: Eficiência aeróbica (Zone 2), Capacidade aeróbica (VO2Max), Força e massa muscular, Estabilidade e equilíbrio.
– O “Decathlon do Centenário” é uma abordagem que consiste em definir objetivos específicos de mobilidade e funcionalidade para a década marginal de vida e treinar para atingi-los. Atualmente estou revisando minha rotina de exercícios visando o meu Decathlon do Centenário. Vou reintroduzir treinos “Zone2” e “VO2Max” e intensificar sessões de estabilidade na minha rotina semanal de exercícios.
Até o próximo Livro na “cesta”.