Novembro 2023 – A história do corpo humano

A história do corpo humanoDurante o ensino médio, eu não gostava das aulas de história. Mas era necessário para passar no vestibular, então eu estudava e conseguia boas notas. Na “vida adulta”, aprendi que conhecer a história não é só fascinante, mas fundamental para compreender o contexto em que vivemos, inclusive o da saúde.

Em “A história do corpo humano”, Daniel E. Lieberman, descreve, de forma clara e objetiva a evolução do nosso corpo ao longo de milhões de anos. Ele mostra como os avanços do mundo moderno estão criando um paradoxo: por um lado viemos mais, por outro vivemos “pior”, sob uma onda de doenças crônicas evitáveis, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até dores lombares. Alguns exemplos dos meus aprendizados foram:

– Ao longo da evolução nossa espécie desenvolveu um cérebro grande, que necessita de muita energia. Para isso, nosso corpo se tornou uma “máquina de armazenar gordura” para permitir energia constante ao cérebro mesmo em períodos de escassez. Mas, desde a revolução da agricultura e intensificado após a revolução industrial, o ambiente mudou muito, oferecendo comida processada e abundante o tempo todo. Por isso, por exemplo, que a obesidade e o diabetes, se tornaram tão comuns. Elas são, na verdade, doenças de desajuste, entre nosso DNA e o ambiente. Eu pratico jejum e priorizo comida “de verdade” para simular o ambiente ancestral.

– Estamos adaptados (ainda) para andar descalços. Para isso, nosso corpo desenvolveu músculos na sola do pé, que precisam se exercitar. Mas, como usamos calçados o tempo todo, essa musculatura se atrofia, causando, por exemplo, até a fascite plantar, que é famosa entre os corredores. Eu passei a fazer exercícios de musculação descalço, para exercitar a musculatura dos pés, melhorar a estabilidade e aumentar a transferência de força.

Até o próximo livro na “cesta”.