Fevereiro 2024 – Super-Humano

Super-HumanoO termo “biohacking” representa um movimento baseado na ideia de que podemos mudar o ambiente ao nosso redor e dentro de nós para ter controle de nossa biologia. Dave Asprey, empreendedor americano, é considerado o pai do biohacking. Após sofrer com obesidade e envelhecimento precoce por muitos anos, ele pesquisou, testou e desenvolveu diversas intervenções para melhorar sua saúde e longevidade. Além de fundar startups com produtos para biohacking, ele compartilha suas descobertas em diversos canais, inclusive escrevendo livros.

Em “Super-Humano”, Dave Asprey, mostra os resultados de suas pesquisas, dá conselhos práticos e ensina ferramentas para viver por mais tempo com intervenções simples e que estão ao alcance de todos como dietas, regulação do sono, exercícios e truques pouco conhecidos, mas poderosos. São diversas dicas impressionantes e é difícil escolher as mais relevantes. As que mais foram novidades para mim são:

– Luz
Eu já conhecia os efeitos nocivos para a saúde, especialmente o sono, à exposição a alguns espectros de luz, como a azul, presente em telas de aparelhos eletrônicos e lâmpadas LED ambientes. Mas também existem problemas causados pela falta de exposição a outros espectros de luz, como o infravermelho, presente na luz solar, notadamente nas primeiras horas da manhã. Estou avaliando comprar uma sauna infravermelha para ter exposição estrutural a esse tipo de luz.

– Dentes
Da mesma forma que existe a conexão intestino-cerébro, através no nervo vago, também existe uma conexão semelhante dos dentes com o cérebro, através do nervo trigêmeo. Dependendo de como é a posição de nossa mordida, isso pode desencadear uma reação de “luta e fuga” constantemente (= estresse crônico). Além de corrigir a mordida, utilizar uma placa ou protetor bucal ajuda a combater isso. Por coincidência, por outro motivo, já uso um protetor dental para dormir faz uns 2 anos.

Até o próximo livro na “cesta”.