
Doenças emocionais como, ansiedade, estresse ou depressão, estão bastante em voga atualmente, especialmente após a pandemia do Covid. Tradicionalmente, utiliza-se remédios para tentar aliviar sintomas. Mas existem alternativas, inclusive bem embasadas na ciência.
Em “Curar”, Dr. David Servan-Schreiber oferece uma visão holística e integrada da medicina das emoções. Ele apresenta diversos tratamentos alternativos que potencializam o instinto básico de cura do corpo, como coerência cardíaca, hipnose e movimento rítmico dos olhos. Meus aprendizados sobre gestão do estresse e ansiedade são:
Em mim, a prática de esporte ou da atividade física não evita a ansiedade ou o estresse, mas ajuda a lidar com eles, pois melhora a sensação de bem-estar pela liberação de endorfinas.
Evolutivamente, nos adaptamos para ter picos de estresse e responder a uma ameaça real (ex: fugir de um leão). Quem controla esse mecanismo de “luta e fuga” é o sistema nervoso autônomo (involuntário) e ele não sabe distinguir entre uma ameaça real e uma não real.
Minimizar ou desligar ameaças não reais é chave para controlar situações de estresse. Costumo usar a respiração “4/7/8” ou a “caixa” para controlar picos de estresse (ex: antes de uma apresentação ou reunião importante).
Além das respirações, meditação, canto e até imersão em água gelada estimulam a porção ventral no nervo vago, parte do sistema nervoso parassimpático e responsável por reduzir a frequência cardíaca, regular a respiração e a atividade dos órgãos do sistema digestivo.
Até o próximo Livro na ”cesta”.