Quando pensamos em saúde, o que vem à mente primeiro é otimizar o corpo, com dieta, atividade física ou gestão do stress. Dificilmente nos damos conta que o cérebro é quem controla o funcionamento do corpo. Cuidar bem dele deveria ser uma prioridade.
Em “Mude seu Cérebro, mude seu Corpo”, o Dr. Daniel Amen, defende que a saúde física começa na saúde cerebral, pois é ele que controla impulsos, escolhas e comportamentos ligados ao peso, energia e longevidade. Fatores como alimentação, sono, estresse, movimento e pensamentos influenciam diretamente o funcionamento cerebral e, consequentemente, o corpo. Ele descreve estratégias práticas para melhorar a função do cérebro, como nutrição, exercícios, sono reparador e gestão emocional.
Tive duas experiências interessantes, onde cuidar do sono e dos pensamentos ajudou meu cérebro a otimizar meu corpo.
Acompanho e meço os parâmetros do meu sono diariamente. Num período recente de 6 meses, aumentei em ~9% a quantidade média de horas dormidas por dia. E sem mudar mais nada na minha rotina, meu percentual de gordura baixou iguais 9%.
Antes de começar uma dieta mirabolante ou usar o medicamento da moda, melhor tentar dormir mais. É mais barato e muito mais prazeroso.
Períodos mais estressantes aceleram muito meu pensamento e tendem a impactar meu sono. Recentemente, acordei durante a noite com muita coisa na cabeça e não consegui voltar a dormir.
Me levantei, fui ao escritório e escrevi num papel os temas que estavam me atormentando. Voltei para a cama e consegui dormir novamente.
Essa técnica se chama “journaling”. Eu já tinha conhecimento dela, mas nunca tinha testado. Agora ela passou a fazer parte da minha rotina.
Até o próximo livro na cesta.