Insights para Alta Performance – edição novembro 2025

Bem-vindos a edição de novembro 2025: 570 palavras – 2 min.

Quer emagrecer? Basta dormir mais! Atividade física é um dos melhores “remédios” para a saúde, mas isso não significa que atletas não corram risco de doenças crônicas. Mesmo números precisos podem contar uma outra história, se avaliados em contextos mais amplos. 

1 – Artigo do mês: Quer emagrecer? Basta dormir mais!

Tenho uma balança de bioimpedância em casa e costumo acompanhar a evolução da minha composição corporal. Faço medições a cada quatro meses, em média.

Na última, em agosto de 2025, fiquei ao mesmo tempo contente e surpreso: perdi gordura corporal e mantive a massa muscular. O melhor dos mundos.

Apesar da boa notícia, não consegui, de início, encontrar uma explicação plausível.

Minha rotina de treinos não mudou. Minha alimentação, que monitoro com atenção, também se manteve: mesmas quantidades, variedade e distribuição das calorias ao longo do dia.

A única mudança relevante nesse período foi o aumento das horas de sono.

E há evidência robusta mostrando que a restrição de sono impacta negativamente o balanço energético e a composição corporal. Um exemplo é o estudo “Effect of sleep duration on dietary intake, desire to eat, measures of food intake and metabolic hormones: A systematic review of clinical trials”, publicado em 2021 na Clinical Nutrition ESPEN.

Embora as meta-análises sobre o aumento da duração do sono ainda sejam limitadas, os ensaios clínicos disponíveis já apontam benefícios importantes.

Não posso afirmar com 100% de certeza que o sono foi o único responsável pela redução do meu percentual de gordura. Mas também não consigo encontrar outra explicação.

De qualquer forma, fica a dica:

Antes de começar uma dieta mirabolante ou usar o medicamento da moda, experimente dormir mais. É mais barato e muito mais prazeroso.

 

Evolução das horas dormidas e percentual de gordura em 2025

 

2 – Achado da Internet

Quando era adolescente, eu achava que os atletas eram super heróis. De fato, a atividade física é um dos melhores “remédios” para a saúde, mas isso não significa que atletas não corram risco de doenças crônicas, como as cardíacas. Mark Allen, um dos maiores triatletas da história, abordou isso muito em seu blog.

https://markallengrip.substack.com/p/endurance-athletes-and-heart-risk

3 – O que estou lendo 

As imensas turbinas eólicas são o símbolo da energia renovável. Mas, paradoxalmente, a energia necessária para construir, transportar e instalá-las vem de fontes fósseis. Abordando temas desde globalização, até alimentos, Vaclav Smil mostra que, mesmo números precisos, podem contar uma outra história se avaliados em contextos mais amplos. Olhar com mais amplitude e profundidade para os dados é fundamental para compreender o mundo.

Screenshot