Insights para Alta Performance – edição outubro 2025

Bem-vindos a edição de outubro 2025: 720 palavras – 2,6 min.

O que uma uma sessão de crioterapia e um feedback bem dado tem em comum? Nos tirar da zona de conforto para evoluir. Carregar peso nas costas pode ajudar no processo de emagrecimento, mas não pelo motivo óbvio. Existe efeito placebo até como consequência de uma decisão de preços, a irracionalidade humana não deve ser negligenciada.

1 – Artigo do mês: Crioterapia e feedback: dois choques que nos tiram da zona de conforto

Sair da zona de conforto nunca é agradável — seja por um banho gelado ou por um feedback direto, mas é exatamente esse desconforto que nos faz evoluir.

Minha experiência com a crioterapia

Só tomo banho frio, em qualquer época do ano. Já fiz sessões esporádicas de banho de gelo, mas isso ainda não faz parte da minha rotina devido aos desafios logísticos.

A exposição ao frio é um tipo de estresse controlado que estimula o corpo a se regenerar. Pode ser feita de várias formas: banho em água gelada, imersão em gelo ou exposição a gás de nitrogênio congelado em uma câmara criogênica. Este último método é o mais  intenso (pode chegar a -170C) e conhecido como crioterapia.

No último dia dos pais, ganhei de presente uma sessão de crioterapia. O protocolo consiste em 3 minutos de exposição ao gás nitrogênio congelado. Na prática, ficamos de sunga, pantufa e luvas dentro de uma câmara, só a cabeça fica do lado de fora.

A sensação é muito desconfortável, mas com alguma concentração e ouvindo uma boa música, os 3 minutos passam relativamente rápido. Antes de tudo, é um desafio mental.

No dia seguinte, fiz minha sessão semanal de treino intervalado (estímulo de VO2 máximo). Percebi uma melhora significativa na recuperação, medida pela queda na frequência cardíaca no primeiro minuto de descanso. Achei que tinha medido errado, mas o resultado de cerca de 10% se confirmou após os 4 intervalos.

Como nada tinha mudado na minha rotina, a crioterapia deu resultado, ainda que fosse efeito placebo. 

Me empolguei e comecei a fazer sessões semanais, quase sempre no dia anterior ao meu treino intervalado. A melhora na recuperação permaneceu.

Sessão de crioterapia e comparação da recuperação com/sem crioterapia

O primeiro feedback a gente nunca esquece

Comecei minha carreira como empreendedor, quando ainda estava na faculdade. Éramos 4 sócios fundadores e, num primeiro momento, todos estávamos vivendo o primeiro emprego, em paralelo ao negócio próprio.

Fui o primeiro a pedir demissão para me dedicar 100% à empresa. Foi um momento difícil e aliviante ao mesmo tempo, por conta da jornada dupla que eu fazia. Constantemente, eu deixava de ir almoçar para dormir no banheiro durante o dia.

Apesar da decisão de me dedicar ao negócio, eu não estava tendo o rendimento esperado para tocar uma startup. Só que eu não me dei conta disso, até que meus sócios (e grandes amigos até hoje), me chamaram para uma conversa dura, durante um de nossas longas reuniões semanais.

A situação de estar no córner, sendo criticado, é desconfortável. Mas meus sócios foram diretos e claros — e isso fez toda a diferença. Foi o meu primeiro feedback verdadeiro. Virei a chave, o negócio evoluiu e, pouco tempo depois, outro sócio se juntou a mim integralmente. O resto é história.

Virei a chave rapidamente, o negócio evoluiu e, pouco tempo depois, o segundo sócio pediu demissão para se juntar a mim e se dedicar à empresa. O resto é história!

Assim como a crioterapia provoca o corpo a se adaptar ao frio, o feedback provoca a mente a evoluir diante do desconforto. Nos dois casos, o desconforto é o gatilho do crescimento.

2 – Achado da Internet 

E emagrecer é muito difícil. Trata-se de uma guerra injusta contra milhões de anos de evolução rumo à sobrevivência. O corpo humano é uma máquina eficiente de armazenar energia e, quando percebe a perda de peso, tenta compensar deixando o metabolismo mais lento. Carregar peso “nas costas” pode ser uma solução para contornar essa situação. 

https://peterattiamd.com/weighted-vests-for-weight-loss-maintenance/

3 – O que estou lendo 

Segundo a teoria econômica tradicional, os seres humanos são racionais e tomam decisões para maximizar o resultado para si. Mas a realidade é bem diferente disso. Com exemplos do cotidiano, incluindo alguns até inusitados como o efeito placebo nos preços, Dan Ariely demonstra a irracionalidade do ser humano. Previsivelmente Irracional é leitura útil para todos e obrigatória para quem lida com a tomada de decisão do consumidor, especialmente os marketeiros.

Screenshot